Como aumentar a produtividade no trabalho?

Como aumentar a produtividade no trabalho?

Na era digital ser produtivo no ambiente de trabalho é uma tarefa que se torna cada vez mais difícil principalmente, porque as distrações – os vilões do tempo – estão cada vez mais sofisticadas e atraentes.

Organizar o tempo e as tarefas no ambiente de trabalho, seja este qual for, é fundamental para atingir uma produtividade satisfatória ao final do dia. O segredo está no planejamento das tarefas a serem realizadas e na organização do tempo despendido com cada uma delas. Para isso, você deve considerar como tarefas tudo o que você faz e precisa fazer durante o dia, desde o horário do café da manhã, o período de trabalho, as pausas para o descanso, até o horário de dormir.

Ser produtivo no trabalho significa ser capaz de cumprir um cronograma de tarefas de forma otimizada que inclui obrigações e lazer em momentos específicos do dia. Portanto a produtividade no trabalho é uma extensão do dia da pessoa. Sendo assim, uma pessoa produtiva é aquela que se mantém organizada em todos as áreas de sua vida. E não importa se você trabalha em uma empresa com horário fixo, em casa por conta própria ou em um espaço colaborativo, a ideia é a mesma: gestão de tarefas no tempo.

Pensando nisso, em como aumentar a produtividade no trabalho, a seguir elencamos algumas dicas que ajudarão você a ser mais produtivo.

Descubra quando você é mais produtivo

Muitos pensam que acordar cedo significa ser mais produtivo mas nem sempre essa máxima vale para todas as pessoas pois para alguns o rendimento é muito melhor no período da tarde e para outros a noite é o horário mais produtivo. Por isso, é muito importante se conhecer e saber identificar seu horário de pico de produtividade. Caso o seu trabalho permita definir seus próprios horários, este é o primeiro passo que deve ser levado em consideração para aumentar o desempenho. Se você trabalha em casa ou em um coworking será mais fácil estipular seu horário de trabalho.

Defina prioridades

Para planejar as tarefas do dia não basta listá-las e executá-las de qualquer maneira. É preciso antes de tudo definir as prioridades, ou seja, quais aquelas tarefas que precisam ser feitas primeiro pois tem prazos mais curtos. Além disso, uma dica importante é começar o trabalho pela tarefa mais difícil e terminar o dia com as tarefas mais fáceis.

Tenha um espaço organizado

Trabalhar com bagunça e barulho ninguém merece. Por isso, tão importante quanto definir suas tarefas é organizar o seu espaço de trabalho. Assim, garantir a arrumação pode significar mais motivação e otimização das tarefas do dia.  Manter o ambiente limpo, harmonioso e organizado trará a sensação de organização e, consequentemente, influenciará seu ânimo durante todo o dia.

Ter um espaço organizado significa também saber organizar documentos e arquivos, sejam estes físicos ou digitais. Além disso, passará uma imagem de competência e confiança perante seus clientes.

Se você trabalha em uma empresa você pode organizar sua mesa. Se trabalha em casa, tente manter um ambiente profissional, um local reservado para o trabalho como se estivesse em um escritório. Em espaços colaborativos busque também a organização e usufruir dos benefícios oferecidos como salas de reuniões, boa internet, armários e serviço de limpeza.

Faça pausas durante o dia

Estudos comprovam que fazer pequenas pausas a cada 90 minutos de trabalho, além de recuperar a energia, aumenta o foco e a concentração nas tarefas. É impossível imaginar que as pessoas consigam manter o mesmo desempenho por 8 horas ininterruptas; por isso, o ideal é fazer pequenas pausas por dia do que esperar chegar ao limite do cansaço. Assim, a cada período de concentração máxima você descansa cerca de 20 minutos, areja as ideias, e volta com força total. O importante é que durante essas pausas você faça algo que seja prazeroso como tomar um café, conversar com um colega, fazer um alongamento ou meditar. Certamente essas pausas farão a diferença em seu desempenho e em sua saúde.

Cuide da alimentação

A alimentação é o meio pelo qual obtemos combustível para desempenhar nossas tarefas do dia a dia pois nosso cérebro precisa de energia para funcionar. Mas existem alimentos que fazem com que as pessoas se sintam mais dispostas ou mais cansadas. Nosso cérebro é movido à glicose, seu consumo em exagero pode fazer com que fiquemos mais cansados e, assim, menos produtivos. O ideal é consumir alimentos saudáveis e balanceados como peixes, grãos, frutas, produtos integrais e orgânicos. Uma consulta a um nutricionista fará toda a diferença.

Faça exercícios

Um corpo doente poderá impossibilitar uma mente brilhante de trabalhar. Muitos se esquecem de que corpo e mente são uma coisa e que manter o corpo ativo é tão importante quanto cuidar da aquisição de novos conhecimentos. Quem cuida do corpo com exercícios diários está contribuindo para o aumento da autoestima, da disposição física e mental e, consequentemente, de seu desempenho no trabalho.

As atividades físicas contribuem para a diminuição do estresse e ajudam as pessoas a terem melhores noites de sono, o que faz com quem também acordem mais dispostas e descansadas para a rotina do dia seguinte.

Conheça o Coworking Espaço 949

O Espaço 949 possui uma estrutura e mentalidade capaz de fomentar negócios, ideias e transformar sonhos em realidade. Turbine a sua produtividade. Traga o seu negócio e suas ideias para o 949. Faça-nos uma visita e descubra as facilidades e vantagens de trazer sua empresa, seu evento, reunião ou treinamento para o nosso Coworking. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu