Viver como profissional liberal possibilita uma série de vantagens e desvantagens diferentes daquelas vividas por trabalhadores com registro CLT. Enquanto, por um lado, se tem a oportunidade de fazer exatamente aquilo o que se ama e a liberdade para decidir seus próprios horários, por outro há alguns desafios nem sempre tão simples de se enfrentar.
Dentre os principais problemas encontrados pelos profissionais liberais está a dificuldade em gerenciar tempo. Além da organização de sua própria agenda, outras responsabilidades também dificultam o horário de trabalho, como aluguel, internet e demais contas.
Encontrar o lugar ideal, que atenda a todas as necessidades deste profissional, também é um de seus maiores desafios. Diante do cenário econômico instável atual, achar um local bom e barato não é tarefa fácil; quando se encontra, o mesmo pode pedir um contrato de locação de 3 anos, aumentando o risco ao empreendedor: “se eu precisar me mudar antes de 3 anos terei uma multa para arcar!”.
O resultado para ambos os problemas é o aumento da procura por coworkings. Se responsabilizando pelas tarefas que tiram tempo do trabalhador, os escritórios compartilhados facilitam que o profissional possa focar apenas em seus negócios. Além disso, oferecem um preço bem mais acessível para a mesma infra estrutura oferecida sem o ônus de um contrato de longa duração.
Dessa forma, o número de profissionais liberais cresce também. Com soluções tão simples para seus principais problemas, é grande o número de pessoas que querem trabalhar com menos cobranças e, principalmente, com aquilo que amam.