Trabalho em equipe: o trunfo para o sucesso de um negócio

Trabalho em equipe: o trunfo para o sucesso de um negócio

A grosso modo quando um grupo de pessoas se une para a realização de uma tarefa ou para superar um desafio ou problema temos caracterizado aí o que chamamos de trabalho em equipe.

Não é de agora que o ser humano percebeu que trabalhar em conjunto, unindo forças e habilidades por um fim comum torna o trabalho muito mais produtivo e com maiores chances de sucesso, atingindo metas e muitas vezes as superando.

Para muitos estudiosos o homem é considerado um animal social que não vive sozinho e que depende de seus semelhantes para sobreviver. Dessa forma, ainda que o trabalho em equipe possa ser observado ao longo da história das sociedades humanas, o termo trabalho em equipe passou a ser adotado e difundido somente após a Primeira Guerra Mundial quando vários campos científicos passaram a referenciá-lo e a estudá-lo; é o caso da Psicologia, da Economia e da Política.

Princípios do trabalho em equipe

O trabalho em equipe para ser realizado apresenta algumas características intrínsecas que podem ser consideradas como princípios basilares, diferindo-o do grupo de trabalho, em que cada pessoa cumpre uma tarefa isoladamente e desvinculada, muitas vezes, do objetivo final.

O primeiro princípio do trabalho em equipe é a colaboração em que cada integrante da equipe deve colaborar com as tarefas do grupo, objetivando um resultado comum. As pessoas não devem se limitar a fazer suas tarefas isoladamente, mas pensar em conjunto soluções e atividades, dividindo ações.

O comprometimento pode ser considerado segundo princípio do trabalho em equipe, sem o qual não se alcança o objetivo final. O comprometimento envolve a responsabilidade de cada membro da equipe, assumindo riscos e superando barreiras.

A comunicação também é essencial para o sucesso do trabalho em equipe, pois ela garante a execução exata das tarefas e a sinergia entre as pessoas, tornando mais fácil a compreensão das etapas e a resolução conjunta de problemas. O diálogo é essencial em todas as etapas do trabalho em equipe e deve ser uma constante.

Como quarto princípio do trabalho em equipe podemos citar a confiança; traz estabilidade aos membros da equipe em que todos se sentem parte de um todo e possuem competências e comprometimento para o alcance do objetivo final. Trata-se de conhecer bem seus parceiros de equipe e ter plena confiança de suas capacidades e conhecimentos.

Por fim podemos citar o princípio da disciplina como um princípio que norteia todas as atividades do trabalho em equipe. Sem a disciplina não se atinge metas, não há comprometimento e nem confiança. A disciplina perpassa todos os outros princípios e pode ser averiguada em equipes em que o diálogo é constante; equipes de trabalho disciplinadas conversam o tempo todo para cumprirem a finalidade de sua existência.

Importância do trabalho em equipe

O trabalho em equipe está presente em nossas vidas de forma geral: seja em casa, na empresa, na escola, na política, em hospitais, na ciência, nos esportes ou na cultura, sendo assim, é de se notar sua importância para a sociedade.

Atividades humanas para serem realizadas de maneira excelente necessitam do trabalho em equipe. Ademais o trabalho em equipe, por suas características colaborativas, desenvolve nas pessoas o sentimento de pertencimento a um grupo, contribuindo para a satisfação pessoal de cada integrante e favorecendo a solidariedade entre as pessoas.

Quando se trabalha em equipe as dificuldades são superadas com mais facilidades, ideias surgem constantemente, desenvolve-se o respeito pelas diferenças, pessoas se ajudam em cada tarefa para chegarem ao resultado final.

Saber trabalhar em equipe

Basicamente para se trabalhar em equipe precisamos saber ouvir na hora certa e nos comunicarmos muito bem e sempre. Além disso, é preciso humildade, altruísmo e empatia; o trabalho em equipe não é uma competição.

Muitas vezes as pessoas que trabalham em equipe precisarão abrir mão de certas ideias em prol do objetivo comum. Há um misto de habilidades de cada participante que deve ser aproveitado para o sucesso da equipe. Em uma equipe autêntica, não só o trabalho é realizado de maneira diferenciada, mas as pessoas envolvidas crescem profissionalmente e humanamente.

Espaços que potencializam o trabalho em equipe

Existem algumas condições que potencializam o trabalho em equipe. São elas: as ferramentas disponíveis, o fator humano e o ambiente de trabalho. Assim, um ambiente ideal reúne condições físicas e emocionais para a realização do trabalho em equipe; contar com os materiais e ferramentas necessários é fundamental para se criar as condições básicas e um clima favorável para o desenvolvimento do trabalho.

Portanto, espaços colaborativos como os coworkings  são ideais pois há nesses ambientes uma horizontalidade entre as pessoas que nem sempre se tem em ambientes corporativos de maneira natural.

Em relação às condições físicas onde o trabalho em equipe será desenvolvido espaços colaborativos também se destacam, uma vez que para se ter trocas efetivas entre as pessoas, com um canal de comunicação aberto 100% e criatividade aflorada, é preciso que a estrutura auxilie. Dessa forma, lugares com espaços de convivência, que permitam que as pessoas conversem, lugares e equipamentos que permitam que as pessoas não se prendam ao seu posto de trabalho, equipes com líderes que promovam o engajamento farão com que o trabalho em equipe flua.

Conheça o Coworking Espaço 949

O Espaço 949 possui uma estrutura e mentalidade capaz de fomentar negócios, ideias e transformar sonhos em realidade. Turbine a sua produtividade. Traga o seu negócio e suas ideias para o 949. Faça-nos uma visita e descubra as facilidades e vantagens de trazer sua empresa, seu evento, reunião ou treinamento para o nosso Coworking. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu