Aposentadoria Para Autônomos: Importância e Passo a Passo

Aposentadoria Para Autônomos: Importância e Passo a Passo

Dentro de uma das categorias que mais cresce atualmente no Brasil, o profissional autônomo não possui vínculo com nenhuma empresa. Dessa forma, frequentemente utiliza espaços de coworking e possui total independência para a organização e execução de seu trabalho, podendo, por exemplo, definir seus próprios horários.

O que parece bom por um lado, pode apresentar desvantagens de outro, já que, sem vínculos empregatícios, este profissional deixa de receber alguns privilégios trabalhistas. Sendo assim, é de extrema importância que o mesmo se organize e tome providências caso queira receber benefícios que são de seu direito.

Pagar o INSS, por exemplo, é fator essencial àqueles que pretendem, um dia, depender da renda da aposentadoria. Para o profissional autônomo, que presta serviço para pessoa física, a contribuição ocorre de maneira diferenciada, como pode-se conferir nos passos a seguir:

1- Inscreva-se no PIS
O PIS (Programa de Integração Social) é um registro de cadastro. Se você já trabalhou com carteira assinada, provavelmente já possui um número e pode encontra-lo neste documento. Caso contrário, pode fazer a inscrição pelo site ou pelo telefone da Previdência Social.

2- Escolha o tipo de contribuição
Existem duas formas de ser um contribuinte individual: recolhendo o valor de 11% sobre o solário mínimo ou pelo teto do salário de contribuição, com 20% sobre o salário acima do valor mínimo. Para quem opta pela primeira maneira, é necessário contribuir por, pelo menos, 15 anos, podendo receber o benefício após a idade de 60 anos para mulheres e 65 para homens. Já quem escolhe a segunda opção se enquadra na aposentadoria por tempo de contribuição, podendo usar a fórmula 85/90 ou o fator previdenciário.

3- Preencha a GPS
A Guia de Previdência Social é conhecida como o carnê do INSS e é necessário muito cuidado para conferir as informações preenchidas, o que pode ser feito pela internet, pelo internet banking ou manualmente.

4- Realize o pagamento
Após preencher os dados da guia, você deve pagá-la em banco ou lotérica até o dia 15 do mês seguinte. É importante não atrasar esta data, poisserão cobrados juros que podem chegar até 20% do valor.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Whatsapp