O que é Liderança assertiva?

O que é Liderança assertiva?

Martin Luther King, Obama, Gandhi, Lady Di e tantas outras figuras e personalidades icônicas são considerados líderes natos, certo?

Você já deve ter se questionado se a liderança é algo divino que apenas alguns poucos “abençoados” conseguem ter ou se pessoas comuns também podem exercer esse papel.

Hoje já se sabe que a liderança é um aspecto comportamental que pode muito bem ser trabalhado com o tempo e experiências adquiridas.

As experiências citadas acima não precisam e nem devem ser somente profissionais.

Quanto mais repertório temos em nossa bagagem emocional e experiencial, mais conseguimos entender que a liderança é a soma de tudo isso: nossas vitórias, os momentos difíceis e até mesmo nossas crises.

Afinal, hoje se diz que o líder assertivo é direto, íntegro e humano.

Como tal, ele passa pelos mesmos questionamentos que todo nós enfrentamos ao menos uma vez na vida.

Não é motivo de vergonha não se sentir preparado para ser líder, pois a liderança pode ser muito pesada e nem sequer fazer parte do plano de vida de todas as pessoas.

Alguns simplesmente não desejam a liderança por medo e despreparo. Nestes casos, existem treinamentos e práticas que podem ser muito úteis.

Caso esse papel seja interessante para você, é hora se seguir algumas dicas que te ajudarão nesse processo:

Aprenda com o líder assertivo

O líder assertivo é aquele que consegue assumir responsabilidades, delegar funções e cobrar os resultados de maneira coerente e gentil.

Assim, ele será um excelente mestre para a equipe dele, fazendo com que todos esforcem-se ao máximo para alcançar as metas propostas.

Observar esse mestre e começar a analisar as atitudes que ele apresente proporcionará um aprendizado de ótima qualidade para o futuro líder.

Descubra qual é o seu estilo de liderança

Um líder que é confuso e age de maneiras diferentes a cada projeto revela alguém que não sabe ainda qual é seu estilo. Esse tipo de postura desestimula a equipe e faz com que todos questionem suas atividades e papéis no time.

Toda essa confusão tira a atenção, foco e estabilidade como um todo.

Por isso, é vital definir qual estilo de liderança mais combina com a sua personalidade.

Todos nós admiramos pessoas autênticas e que cativam os demais por meio de atitudes.

Aprenda a ouvir mais

Um líder autoritário e que não ouve atentamente sua equipe e colegas está fadado ao fracasso inevitavelmente. Não há mais espaço para descaso no ambiente de trabalho, afinal é lá que passamos a maior parte de nosso tempo útil.

O que se quer é ter alguém que preste suporte nos momentos de cobrança e dúvida, sendo um porto seguro e um exemplo para todos.

Devagar e sempre

Não tenha pressa para ser líder se você não se sentir preparado ainda.

O aprendizado cotidiano é muito revelador e aos poucos será possível entender se a liderança é algo que te interessa. Aprenda, escute, fale com outros líderes e colegas de trabalho para se familiarizar com os desafios e surpresas com os quais os líderes mais experientes têm que lidar.

O 949 coworking está cheio de líderes que trabalham juntos. Quer conhecer mais sobre esse espaço inovador em Campinas? Acesse https://www.espaco949.com.br/index.php e venham tomar um café com a gente.

Deixe uma resposta

Fechar Menu